Esoterismo, Lendas, Mitos, Parapsicologia, Auto-Ajuda. kiber-sitherc@sapo.pt

10
Mar 10

 

            Ártemis, a deusa grega, corresponde à romana Diana. Era a deusa da natureza selvagem e da caça, Ártemis era irmã gémea de Apolo. Nascera, como ele, dos amores de Zeus com Leto, uma mortal. Sua actividade favorita era a caça, e por isso, de manhã até a noite, ela percorria os vales e as florestas num carro puxado por dois cervos.
            Gostava de viver nos lugares selvagens, longe das cidades e dos homens, tendo como única companhia caçadoras que haviam feito voto de castidade.
 
            Um dia, voltando de uma caçada proveitosa, Artemis se preparava para banhar o corpo cansado nas águas claras de uma fonte. As companheiras tinham acabado de lhe tirar as armas, as sandálias e a túnica, quando de repente apareceu um jovem caçador chamado Actéon. Ele se espantou tanto quanto a deusa e se deteve, fascinado com o espectáculo.
            Sem suas armas, Artemis não podia reagir. Com um gesto rápido, tapou a nudez e atirou com água na cabeça do caçador, enfeitiçando-o. Imediatamente, surgiram chifres na testa do infeliz; os seus pés se transformaram em cascos, e o corpo se cobriu da pelagem de um cervo. Actéon quis gritar, mas a sua voz já não era humana. Então fugiu. Os próprios cães, não reconheceram o dono, correram atrás dele, fincaram-lhe os dentes e o despedaçaram.

            A deusa se mostrou cruel porque não suportou a ideia de ser vista nua por um homem. Mas também sabia ser uma deusa prestativa e oferecer a sua protecção, em particular às grávidas. De facto, desde pequena ela se revelara hábil na arte de auxiliar uma mulher a dar à luz. Mal saíra da barriga da mãe, Leto, ajudou-a no parto de Apolo, o irmão gémeo.
 
PROF. KIBER SITHERC 

 

 

kiber-sitherc@sapo.pt
publicado por professorkibersitherc às 03:14
tags:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
pesquisar
 
favoritos

A ORIGEM DO RISO

mais sobre mim
blogs SAPO