Esoterismo, Lendas, Mitos, Parapsicologia, Auto-Ajuda. kiber-sitherc@sapo.pt

16
Out 10

 

            A Aldeia do Peso está localizada na margem direita do Rio  Zêzere, a pouco mais de 15 km da Covilhã, pela En 513. O pároco Manuel Fernandes, que redigiu as Memórias Paroquiais de Peso, no ano de 1758, descreve-a como "situada em um pequeno alto, abas ou braço da Serra da Estrela, fronteira ao Rio Zêzere que junto a ela corre: dela não se descobre povoação alguma, mais que a aldeia do Pezinho, anexa a esta, em pequena distância...". Andavam então anexos à paróquia, não só o Pesinho, mas também os Vales e a Coutada.

 

            Com uma população a rondar os 1000 habitantes a Freguesia do Peso, está situada a cerca de 15 km da Sede do Concelho. Não há dados concretos sobre a origem do seu nome. Segundo Pinho Leal" a palavra peso vem do substantivo latino - pondo - o que é susceptível de ser ponderado. Também se chamava peso à balança e havia uma certa medida que se chamava arratel, há também em Espanha a moeda chamada peso".

 

            A Lenda popular é como tantas outras, diferente e imaginativa, conta-se que, "um dia um almocreve cruzou o rio de saco às costas, na travessia perdeu alguma mercadoria, não se dando conta do facto, quando chegou à outra margem, terá dito, ó que Pesinho! Já antes teria dito, ó que peso! E assim chegando ao conhecimento popular puseram os nomes de Peso à margem direita do rio, Pesinho à margem esquerda", mas também há conhecimento que já lhe chamaram Peso daquém e Peso dalém.

 

                        A Freguesia tem indústria de confecção, plásticos, serração de madeiras, panificação, serralharia civil, construção civil, distribuição de produtos alimentares, pequeno comércio e agricultura. Também fazem mantas e passadeiras de orelos. Tem de Património Edificado: a Igreja Matriz, Capela do Divino Espírito Santo, Casario Tradicional, Fonte do Mergulho, do Chafarizito e Ribeiro da Canada, Capela do Sr. dos Paços, Capela do Mártir Sº Sebastião, Santuário de Nª Sr.ª de La Salette, Capela da mesma Santa tem um mercado mensal no segundo domingo de cada mês.

 

                        Fazem as festas de Nossa Senhora de La Salette no segundo domingo de Setembro, Divino Espírito Santo cinco semanas após a Quaresma, Santa Bebiana, a 2 de Dezembro e Encomendação das Almas, na Quaresma, com a Procissão do encontro na Quinta Feira Santa e a venda do Ramo no Domingo Gordo. Em termos de cultura, desporto e solidariedades social, tem: Associação da Juventude do Peso e Centro de Dia do Peso. Igreja Matriz -Orago, Santa Maria Magdalena.

 

PROF. KIBER SITHERC

 

 

 

 

kiber-sitherc@sapo.pt
publicado por professorkibersitherc às 13:23


contador

contador
pesquisar
 
mais sobre mim
blogs SAPO