Esoterismo, Lendas, Mitos, Parapsicologia, Auto-Ajuda. kiber-sitherc@sapo.pt

16
Out 10

 

            Na Aldeia do Peso, Concelho da Covilhã, há uma festa muito estranha e curiosa!

            È a chamada Festa de "Santa Bebiana", representa uma das muitas celebrações de carácter pagão, proibidas pela Igreja, cujas remotas raízes populares acabaram aos poucos por se perder. Esta festa centenária realiza-se na Aldeia do Peso em Dezembro, comemorando a Santa Bebiana padroeira dos amigos e amigas do vinho.

 

            Nas fotos, vemos a procissão percorrendo as ruas da Aldeia do Peso com o Bispo, populares, andor de Santa Bebiana e archotes feitos de pinhas.

 

            Anualmente, a dois de Dezembro, realiza-se uma festa profana, a festa de Santa. Bebiana, padroeira dos bêbados. Alguns dos participantes vestem-se de “Bispo”, e “padre”. Faz-se uma “procissão” com uma imagem fictícia da Santa Bebiana e com alguns archotes improvisados com pinhas, que percorre algumas ruas da aldeia. No largo principal da aldeia “o bispo” faz um “sermão”, e a “bênção” dos bêbados. Como não podia deixar de ser bebe-se neste dia bastante vinho, mas também há animação musical com bombos e outro tipo de música.

  

            Segundo consta, dantes, neste dia ridicularizavam-se as mulheres bêbadas da aldeia, que na véspera eram convidadas às suas portas, falando-lhes através de um funil, para virem levar a imagem da “santa” na “procissão”. Algumas aceitavam, mas outras tratavam mal quem as ia ridicularizar.

 

PROF. KIBER SITHERC

 

 

 

  

 

kiber-sitherc@sapo.pt
publicado por professorkibersitherc às 17:39


contador
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


contador
pesquisar
 
mais sobre mim
blogs SAPO