Esoterismo, Lendas, Mitos, Parapsicologia, Auto-Ajuda. kiber-sitherc@sapo.pt

01
Nov 10

 

            O Dia das Bruxas, ou a Festa Halloween é um evento muito tradicional que ocorre em países como Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido. Sua origem nasceu nas antigas celebrações dos povos celtas entre 600 antes de Cristo e 800 anos depois de Cristo. Originalmente o Halloween não tinha qualquer ligação com as bruxas, era apenas um festival do calendário celta irlandês, o festival de Samhain que era celebrado entre 30 de Outubro e 02 de Novembro e que marcava o fim do verão no hemisfério norte.

 wichface.gif (12314 bytes)

            A Festa Halloween de hoje nada tem a ver com a celebração de séculos passados, com o passar dos anos e a mistura de outras culturas, foram adicionados a comemoração elementos como bruxas, abóboras, morcegos, etc.

 bru44ja.gif (22104 bytes)

            Nos países onde a Festa Halloween é celebrada anualmente há a tradição das crianças saírem pelas ruas visitando cada morador e a dizer: trick or treat, “doce ou travessura”, ou seja a tradição de pedir um doce, sob ameaça de fazer uma travessura! Esta tradição nasceu na crença de que os duendes nesta noite vinham pregar ‘peças’ nas pessoas, e para que eles não fizessem grandes estragos as pessoas deixavam doces e guloseimas na porta de suas casas.

 WITCHEAD.gif (1634 bytes)

            Actualmente a Festa Halloween é de facto uma grande brincadeira onde todos se divertem e onde a bruxa e o terror fazem parte dos festejos. Também é um tema muito utilizado em festas de aniversário de adolescentes. Os jovens gostam muito do tema e geralmente rende boas e divertidas festas!

 witchfac.gif (6811 bytes)

            A festa de Halloween, na verdade, equivale ao Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados, como foi absorvido pela Igreja Católica para apagar os vínculos pagãos, origem da festa. Os países de origem latina comemoravam o Dia dos Mortos e não o Halloween, mas os tempos mudaram.

  

            Costuma-se dizer: primeiro estranha-se; depois entranha-se. Hoje o Holloween, faz parte da tradição portuguesa.

 

PROF. KIBER SITHERC

 

 

 

kiber-sitherc@sapo.pt
publicado por professorkibersitherc às 21:51


contador

contador
pesquisar
 
mais sobre mim
blogs SAPO