Esoterismo, Lendas, Mitos, Parapsicologia, Auto-Ajuda. kiber-sitherc@sapo.pt

18
Mar 10

 

            Segundo uma lenda chinesa, o chá foi descoberto por volta do ano 2.737 a.C. pelo Imperador Shen Nong. 
            Segundo a lenda, o imperador Shen Nung era um governante hábil, um cientista criativo e patrocinava as artes. As suas leis esclarecidas incluíam, entre outras coisas, a obrigatoriedade de, por razões de higiene, se ferver toda a água para beber. Num dia de Verão, estando ele de visita uma região remota do seu reino, parou para descansar com a sua corte.
 
            Os camponeses serviram-lhe água fervida, para prevenirem doenças. Entretanto, uma leve aragem agitou os ramos e caíram algumas folhas de chá dentro da água fervida.
            O Imperador deliciou-se com o líquido dourado, achando a mistura muito refrescante e revitalizante.  E foi assim que, segundo a lenda, se criou o chá.
 
            E qual era então o nome do arbusto que assim deixou cair algumas folhas e inventou uma bebida tão agradável e que goza de justa popularidade mundial? Era uma camelia sinensis, um arbusto que cresce em variadas partes da Ásia.
 
            No continente europeu a introdução do chá é claramente atribuída aos Portugueses, em 1560, através das trocas comerciais que mantinham com Macau. E foi daqui que surgiu para outros países da Europa, levado pela Companhia Holandesa das Índias Orientais.
 
            Só depois de ser espalhado na Europa, essencialmente pela mão dos Portugueses, o hábito de tomar chá (às cinco horas) foi introduzido em Inglaterra, também pela mão de uma Portuguesa, Catarina de Bragança, filha de D. João IV de Portugal que casou com Carlos II de Inglaterra em 1662. Uma grande apreciadora do chá, que terá levado no seu dote uma arca de chá da China, instituindo o seu uso na corte inglesa.
 
            O Imperador Shen Nong tornou-se lendário como o “pai do chá”, ao descobrir desta forma o chá há cerca de 5000 mil anos!
 
PROF. KIBER SITHERC
 
  

kiber-sitherc@sapo.pt
publicado por professorkibersitherc às 18:14

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
pesquisar
 
favoritos

A ORIGEM DO RISO

mais sobre mim
blogs SAPO