Esoterismo, Lendas, Mitos, Parapsicologia, Auto-Ajuda. kiber-sitherc@sapo.pt

04
Abr 10

 

                Caçapava do Sul está localizada na Serra do Sudeste, a 240 km de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. Sua altitude é de 460 m do nível do mar e possuí uma população aproximada de 50.000 habitantes.

 

            No ano de 1777 nasceu a "Paragem de Cassapava" na Clareira dos Charruas, a partir de um acampamento militar, por ser considerado de fácil defesa e ideal para descanso. Com a derrota dos espanhóis, "Caçapava" foi crescendo. Foi elevada a categoria de vila em 25 de Outubro de 1831 e transformou-se em cidade em 9 de Dezembro de 1885.

            Caçapava foi a segunda Capital de República Rio-grandense, entre 9 de Janeiro de 1839 e 30 de Maio de 1840.

            Na língua tupi-guarani Caçapava quer dizer "Clareira na Mata".  

 

            A cidade guarda enigmas e mistérios nos seus antigos morros e pedras. Como a Pedra do Segredo, por exemplo. É nela que - reza a lenda - foi enterrado o líder indígena Sepé Tiarajú, ao lado do tesouro dos padres jesuítas. Do alto dos seus 160 metros de altura, a Pedra do Segredo é onde viveram os índios Charruas e está localizada a cerca de nove quilómetros do centro da cidade.


            Pelos túneis que levam aos labirintos da Pedra, a primeira que se encontra é a Caverna da Escuridão, onde supostamente esteja escondido o tesouro dos jesuítas. Interessante é que as chamas das velas não permanecem acesas dentro da gruta: sofrem a acção dos gases deletérios. A lenda local diz que os espíritos que povoam o lugar não permitem a entrada de invasores.


            Mas fora a lenda, a caminhada segue pelo Salão das Estalactites, onde a natureza esculpiu verdadeiras obras de arte. As pedras escorrem do tecto da caverna e desenham formas que lembram gotas petrificadas. Por fim, visita-se a Gruta do Meio, baptizada de Percival Antunes, o seu primeiro explorador conhecido.

 

PROF. KIBER SITHERC 

 

 

 

kiber-sitherc@sapo.pt
publicado por professorkibersitherc às 17:25

Sinistro!!!
Erlei Nunes Gauss a 12 de Setembro de 2011 às 01:31

Sou de porto alegre, passeio em caçapava do sul, minha vó mora na cidade. E eu gosto mais d caçapava d o que porto alegrd.
josé felipe a 27 de Dezembro de 2011 às 20:40

moro em caçapava conheço a cidade como a palma da mao e meu sonho eh conhecer o unico lugar q falta pra checer tudo na minha cidade a lendaria pedra do segredo
Daniela a 3 de Setembro de 2012 às 22:43

Será que estes dados estão tão certo quanto a correção da escrita ? hahaha... o Mode do lugar é escrito diferente por tres vezes, oww atençãão heim..
filipe olivo a 22 de Julho de 2013 às 15:03

Adorei
Erika a 3 de Setembro de 2017 às 14:20

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
favoritos

A ORIGEM DO RISO

mais sobre mim
blogs SAPO