Esoterismo, Lendas, Mitos, Parapsicologia, Auto-Ajuda. kiber-sitherc@sapo.pt

24
Dez 09

 

            A cafeomancia, mais conhecida pela “adivinhação pelas borras do café”, pensa-se que nasceu nos países árabes. Pois esta mancia é muito difundida nesses países, chegando ao irão, Turquia e sul da Rússia, onde tinha grande prestígio, até mesmo na corte do czar. Posteriormente a cafeomancia foi introduzida na Europa, primeiro na França, no inicio do século XVIII e logo depois em Veneza, de onde saiu para o resto do Ocidente.
           
            A cafeomancia abrange, tanto a leitura das borras de café, como das folhas de chá. Dos desenhos que forma os depósitos que ficam no fundo da chávena do bebedor, tiram-se todas as espécies de conclusões. Admite-se com efeito, que existe um laço entre este resíduo deixado pelo indivíduo e as tendências que o animam. A razão disso reside em que a mão que pegou na chávena imprimiu, ao resíduo, a marca do indivíduo. É uma espécie de assinatura. A interpretação baseia-se num código, que não deve ser estrito, porque a intuição nesse domínio é a palavra-chave.
            Vamos examinar mais particularmente, o estudo das folhas de chá porque a sua leitura é mais precisa. Mas o princípio geral é o mesmo para as borras do café.
 
            Utiliza-se uma vulgar chávena de chá o maior possível e, de preferência, branca. É melhor usar um chá de folhas largas, mais legível que um chá quase em pó. O chá da China serve perfeitamente. O consulente bebe a chávena quase toda, deixando a porção de líquido bastante para poder repartir as folhas. Para isso, roda-se várias vezes, a chávena, concentrando-se no desejo de conhecer o futuro ou uma pergunta precisa. Não é preciso em geral, esperar até ver desenhos de uma clareza absoluta. Contudo, quanto mais nítido aparecer um símbolo, maior é a sua importância. De uma forma habitual convém não se precipitar na interpretação. Concentre-se suficientemente e deixe os significados vir como que por eles mesmos. Se não parece realmente, destacar-se nenhum sentido, convém reconhecê-lo e não insistir. Tradicionalmente, começa a ler-se da esquerda para a direita.
            Se ficarem muitas folhas na chávena, o indivíduo a quem se está a ler o futuro, terá uma vida cheia e variada e, tem uma natureza generosa, com tendência para a emotividade. Uma quantidade invulgar de folhas pode denotar um exagero destas qualidades significando uma vida complexa e desordenada, com uma dose de egoísmo. Uma pequena quantidade de folhas muito dispersam indica, pelo contrário, uma pessoa controlada e lógica, com uma vida metódica e organizada que, num caso extremo, pode tender para a frieza e a meticulosidade.
 
 
            A parte da superfície interior da chávena, onde está aplicada a asa representa a vida pessoal e familiar do indivíduo, por isso, quaisquer formas identificáveis que apareçam nesta parte da chávena, relacionam-se com estas áreas da sua vida. Pode voltar-se a asa da chávena na direcção da pessoa a quem se está a ler o futuro, o que permite estabelecer uma distinção entre o passado e o futuro: as folhas que ficam à esquerda da asa relacionam-se com o passado da pessoa, as que ficam à direita com o seu futuro. Mas pode também estabelecer-se esta distinção dividindo a chávena em zonas horizontais: as folhas que ficam junto à borda referem-se ao presente imediato, as que ficam perto do fundo a um futuro longínquo.
            As folhas que ficam mesmo no fundo da chávena significam azar; os desenhos que formam, especificam as formas desse azar. Se ficarem também uma ou duas gotas de chá no fundo da chávena, simbolizam “lágrimas” e são um presságio de tristeza.
            Quaisquer letras do alfabeto que se possa perceber são as iniciais da pessoa que será significativa para o indivíduo; directa e pessoalmente, se as letras estiverem perto da asa; mais remotamente, se estiverem noutros lugares.
            Três folhas pequenas juntas, significam a entrada de um homem na vida da pessoa; duas folhas pequenas significam uma mulher; um número considerável de folhas muito pequenas, uma criança ou várias crianças.
            Pontinhos significam uma entrada de dinheiro; linhas rectas indicam progresso; círculos significam a realização de uma intenção ou esperança que o indivíduo alimenta nesse momento.
           
            Algumas figuras podem não ser imediatamente identificáveis, mas não se preocupe com isso. Quando tiver alguma prática ser-lhe-á fácil identificar as formas desenhadas pelas folhas, principalmente como acontece em todas as formas de previsão do futuro; dê livre curso à sua imaginação e à sua intuição, mantendo-se atento às associações e às ideias que lhe possam ocorrer espontaneamente. Não se desconsole se não conseguir ver logo de início formas distintas; rode várias vezes a chávena, examine-a de ângulos diferentes, concentre-se primeiro nos pequenos grupos de folhas, até lhe vir a inspiração. Mas mesmo que não consiga ver nenhuma forma distinta, mesmo que o conteúdo da chávena lhe pareça confuso e sem significado, pode ser que isso não aconteça devido à sua falta de percepção: talvez a vida da pessoa a quem está a ler o futuro seja confusa ou mesmo caótica e, as folhas reflectem esse facto. Nesse caso, deve desistir da leitura e esperar pelo menos, sete dias antes de tentar de novo.
 
            Se não gosta de chá e não o tem em casa, pode fazer esta adivinhação com borras de café. Muitas das formas e interpretações de que apresentámos para as folhas de chá, aplicam-se igualmente ao caso das borras de café, sem coar e depois o café devagar para um prato branco, rodando o prato, fazendo com que o café saia fora do prato e espalhando as borras.
            Procure nas borras de café algumas formas especiais: um quadrado significa alegria; um triângulo significa sorte inesperada; um círculo com um ponto ou pontos significa a vinda de uma criança; uma linha ondulada prenuncia uma viagem.
 

 

 

            Vejamos uma lista dos símbolos, nos desenhos que poderá encontrar. Alguns símbolos poderá não encontrar aí. A ajuda de um dicionário dos sonhos resolverá a dificuldade.
 

ANIMAIS: Representa o comportamento – exemplo: Macaco – pessoa curiosa, brincalhona e esperta; Cachorro – pessoa fiel, carinhosa e companheira.
 
OBJETOS: Tipo de acontecimentos – Exemplo: faca, cortes na vida pessoal; Taça grandes comemorações.
 
SÍMBOLOS: Denota sorte ou azar – Exemplo: Estrela grande sorte; Cruz: momentos importantes e decisivos; Lua – mudanças; Sol: realização
 
DEUSES/DEUSAS: Sinaliza as protecções espirituais ligadas ao consulente.
 
ÁGUIA:  Desejo forte, excelente concentração mental. Significa também a necessidade de ampliar conhecimento. Sinal de grande protecção espiritual.
 
ANJOS: Protecção e assistência espiritual para a realização de seus desejos.
 
ANCORA: Sinal de sucesso e segurança nos negócios ou amor.
 
ALIANÇA/ANEL: Símbolo de união e eternidade, casamento ou noivado.
 
AMPULHETA: Avisa para não perder tempo com detalhes e seguir em frente com objectivos. Os acontecimentos dependem do factor Tempo.
 
ARANHA: Cuidado com pessoas próximas. Confusão, período de dificuldade de concentração.
 
ARBUSTO: Dinheiro inesperado, quanto maior o arbusto, mais dinheiro.
 
ARCO: Significa passar de uma condição para outra. Mudanças na maneira de pensar e agir.
 
ÁRVORE: Realizações próximas, prosperidade e saúde.  Fase de reconhecimento e bons amigos.
 
AVIÃO: Viagens. Também pode significar desejo de escapar da rotina e responsabilidades.
 
BARCO: Viagens  a vista. Romantismo, também significa necessidade de isolamento.
 
BARRIL: Tempo de celebrações em família.
 
BIGORNA: Muito trabalho para alcançar seus ideais.
 
BOTA: Denota a presença de um homem, que se interessa pelo consulente. Pode representar o marido ou namorado.
 
BRUXAS: Protecção espiritual. Limpeza energética contra energias negativas. Seus desejos podem se realizar magicamente.
 
BEIJA-FLOR: Grandes emoções a caminho. Um novo Amor. Prazeres sociais.
 
BOCA: Cuidado com o que fala. Tente expressar seus sentimentos com maior clareza.
 
BORBOLETA: Alegrias causadas por pequenas mudanças. Amores, paixões. Alegria nos relacionamentos.
 
BOI: Período de muito trabalho, com compensações após sacrifício.
 
CAIXÃO: Morte, Mudanças.
 
CACHIMBO: Ligado a energia masculina. Sensualidade. Alguém que pensa no consulente. Tempo de para pensar e ouvir.
 
CANGURU: Ligação forte com a família.
 
CAMA: Desejo subconsciente de repouso e silêncio; os sonhos podem ser o seu meio de fugir das preocupações.
 
CARROS: Mudança apara melhor.
 
CÃO: Amigos fiéis: ajuda inesperada. Fidelidade.
 
CASA: União à vista. Novidades no lar ou no trabalho.
 
CASTELO: Uma Herança inesperada; algo muito importante acontecerá.
 
CARTAS: Se forem bem definidas, boas notícias, se mal formadas más notícias; pontos próximos, dinheiro; perto de coração, noticias sobre o lado sentimental.
 
CARTOLA: Ligada ao intelecto. Ideias uso da inteligência. Pode representar pessoa muito importante, que ajudará o consulente.
 
CAVALO: Símbolo de virilidade masculina. Pode representar Homem, mudanças ou viagens.
 
CESTO: Quando aparece com flores ou frutas significa prosperidade e fertilidade; se estiver vazia reduza os gastos.
 
CHALEIRA: Procure harmonizar as relações familiares; uma chaleira  fumegante indica dificuldades e nervosismo.
 
CHAPÉU: Encontro com um homem. Um homem que pensa muito na consulente. Avisos importantes. O Chapéu representa o intelecto.
 
CHAVE: Soluções rápidas, sucesso, aquisições materiais.
 
CÍRCULOS: Reorganize seus objectivos sentimentais. Dinheiro à vista.
 
COBRA: Doenças, Traição, Nervosismo, Negatividade.
 
COGUMELO: Indica ilusão, desejos infundados. Cuidado com o que sente e pensa.
 
COROA: Vitória. Protecção espiritual. Desejos serão realizados. Méritos e reconhecimento público.

CORAÇÃO
: Novo relacionamento. Amor na vida do consulente, alegrias familiares.
 
CORAÇÃO PARTIDO: Tristeza. Fim de relacionamento.
 
CORAÇÃO ALADO – Grande Paixão.
 
CORUJA: Significa avisos, intuição. Pode alertar sobre doença ou morte.
 
CRUZ: Seja solidário com as pessoas. Período requer paciência, as realizações dos desejos. Significa sacrifício, antes da vitória.
 
CRIANÇAS: Alegria, suavidade. Liberdade.
 
DADOS: Sorte. Dinheiro Inesperado.
 
DAMA ANTIGA: Sensualidade. Sexualidade.
 
DRAGÃO: Energia, disposição. Vencerá qualquer situação. Também significa uma Grande Paixão. Sexualidade em alta.
 
EDIFÍCIO – A ambição trazendo mudanças de comportamentos.
 
FACAS: Intrigas, Brigas, problemas com papéis. Cuidado.
 
ELEFANTE: Símbolo de iluminação. Representa família. Grande sorte, saúde e  boas amizades. 
 
ESPADA: Poder espiritual, vitória financeiras e com a justiça. Também pode significar desentendimento e rupturas.
 
ESTRADA: Novos caminhos. Novidades, Surpresas.
 
ESTRELA: Sucesso está em seu ponto culminante. Protecção e sorte.
 
ESTRELA CADENTE: De atenção a assuntos pendentes. Soluções rápidas.
 
FACA: Símbolo desfavorável, cuidado com a saúde, não faça negócios sem orientação. Vulnerável a desentendimento familiares e amorosos.
 
FERRADURA: Sorte favorecida, bons negócios, dinheiro inesperado.
 
FLECHA: Persista em seus objectivos iniciais. Força de Vontade, Acção e Disposição.
 
FLORES: Comemorações – Alegrias – novo relacionamento. Casamento ou Noivado.
 
FOICE/MACHADO: Inimigos no trabalho.
 
FRUTA: símbolo afortunado.
 
GALINHA: Fofocas. Não ligue para mesquinharias.
 
GATO: Símbolo do misticismo e dos mistérios ocultos. Cuidado com pessoas próximas. Use a intuição.
 
GNOMOS: Não leve a vida tão a sério. Brinque, relaxe um pouco.
 
GOLFINHOS: Amor correspondido. Romance.
 
ÍNDIO: Protecção espiritual, pode estar relacionado com a cura em algum sector de sua vida. Limpeza espiritual.
 
INICIAIS: Refere-se a pessoas que conhece ou conhecerá.
 
LÂMPADA/LAMPARINAS: Significa iluminação. Grandes ideias  que o consulente pode ter para resolver questões.
 
LAÇO/CORDA: Bons negócios à vista.
 
LEÃO: Fortaleza, Independência. Poder e Fama.
 
LEQUE: Sociabilidade e sensualidade em alta.  
 
LÍRIOS: Paz de espírito. Período de tranquilidade.
 
LUA: Valorize o que tem. Siga sua intuição. Conexão espiritual, fase de grande força espiritual. Sorte. Símbolo Indicador de honrarias. Indica viagens ou mudanças.
 
MÃO: Calúnias ou brigas iminentes, também pode significar que alguém lhe pedira auxílio.
 
MACHADO: Dificuldades, evite discussões
 
MACACO: Brincadeiras. Cuidado com elogios falsos.
 
MARGARIDA: Amor e Felicidade próxima.
 
MARTELO: Símbolo de perseverança, força. Conclusão.
 
MÁSCARAS: Um aviso para guardar seus pensamentos e sentimentos íntimos. Guarde segredo.
 
MONTES: Reformule seus objectivos – período de dificuldade.
 
MORCEGO: Fase em que deve seguir sua intuição.
 
NÚMEROS: Refere-se a dias/semanas ou meses, pode ter uma relação com um grande acontecimento. Muitos números indicam dinheiro. De qualquer maneira é um símbolo de grande sorte.
 
NUVENS: Seja Prático. Não sonho demais. Dificuldade de concentração e dúvidas.
 
OLHO: Protecção espiritual. Você está sendo observado.
 
OVOS: Chegada de um bebé. Também refere-se a boas notícias.
 
PÁ: Trabalho penoso com recompensas materiais.
 
PÁSSARO/AVE: Alegrias, comunicação. Romance. Leveza de espírito,
 
PATO: Alegrias com amigos e familiares. Felicidade.
 
PAVÃO: Hora de exercer a independência. Cuidado com a vaidade.
 
PEIXE: Medite para elevar-se espiritualmente. Período de muita prosperidade, dinheiro a vista.
 
PENTE: Surpresas que o favorecerão. Alegrias e felicidade duradoura.
 
PÉS: Sucesso através dos esforços. Pode significar arrependimento.
 
PINHEIRO: Saúde.
 
PIRÂMIDE: Muita sorte. Grande potencial de espiritualidade.
 
POMBA: Confirmações que chegarão em breve. Resoluções para dúvidas. Grande Paz.
 
PONTE: Passagem de um estágio para outro, tanto físico como também no sentido espiritual. Pode também significar iniciação. O Consulente livrando-se de lembranças do passado.
 
PUNHAL: Perdas, cuidado com assinaturas de documentos.
 
QUADRADO: Bom momento nos negócios.
 
RAIOS: Seja mais enérgico, consigo mesmo.
 
RAPOSA: Um bom sinal para silenciar. Observe. Você pode estar sendo vigiado.
Cuidado seja cauteloso. Também significa esperteza, inteligência. Alguém se aproxima. Falsidade  nos relacionamentos.
 
REVÓLVER: Cuidado esteja alerta, sinal de imprevistos, acidentes domésticos.
 
ROSTO DE MULHER: Amiga ou parente, pensa em você.
 
ROSTO DE HOMEM: Amigo ou parente, pensa em você.
 
SAPO: Significa limpeza energética. Cura. Também está relacionado com sociabilidade e sorte nos negócios.
 
SAPATO DE MULHER: Sensualidade. Significa mulher importante na vida do consulente.
 
SAPATO DE HOMEM: Significa o parceiro (namorado). Pessoa importante.
 
SOL: Realizações. Boa fase. Sucesso em todos os níveis.
 
TESOURA: Aberta Sucesso, fechada, desfavorável.
 
TAÇA: Comemoração. Vitória em todos os sentidos. Merecimentos  trazidos pela espiritualidade.
 
TOURO: Fortaleza e trabalho duro. Também pode significar hostilidades, observe os desenhos ao lado. Também pode indicar teimosia.
 
URSO: Amigos falsos. Nervosismo, cansaço, cuide da saúde. Período de espera. Ursos graciosos – grandes emoções.
 
 VASO: Boa Sorte, paz de espírito. Siga sua intuição. Revelação de segredos.
 
VELHINHA: Protecção de pessoas mais velhas. Escute os conselhos dos mais sábios.
Sabedoria e protecção.
 
VELA: Acesa é um bom sinal, mas preste mais atenção à espiritualidade. Apagadas notícias tristes.
 

 

kiber-sitherc@sapo.pt
publicado por professorkibersitherc às 12:20

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
favoritos

A ORIGEM DO RISO

mais sobre mim
blogs SAPO