Esoterismo, Lendas, Mitos, Parapsicologia, Auto-Ajuda. kiber-sitherc@sapo.pt

24
Jan 10

 

            As teorias sobre hipnotismo só tomaram um aspecto mais científico e sobretudo mais conhecido, com o aparecimento de Franz  Anton  Mesmer. Esse médico austríaco que, depois de ter feito várias experiências em alguns doentes com ímanes magnéticos, julgou ter descoberto um remédio universal para curar qualquer enfermidade. Esse remédio era o “Fluído magnético”, fluído este espalhado em todos os corpos e subordinados a leis misteriosas. Mesmer chamou a esse fluído “magnetismo animal”.
 
            Desde que se conseguisse a sua conveniente distribuição, todos os males sarariam. E assim fazia as práticas magnéticas no propósito de bem orientar a distribuição desses fluidos. As ideias de Mesmer não eram bem recebidas pelos círculos médicos de Viena, apesar de ser bem sucedido.
 
            Intimado pelas autoridades, Mesmer dirigiu-se a Paris, onde fazendo estas práticas adquiriu grande fama e fortuna. De 1778 a 1785 o triunfo foi extraordinário. A Academia das Ciências e a Sociedade Real de Medicina de Paris foram convidados a pronunciar-se sobre o assunto. Foi então que surgiram as descrenças e a reputação de Mesmer começou a abalar e, o seu prestígio a desabar e, por isso resolveu abandonar Paris. Viveu algum tempo sob nome suposto na Inglaterra, tendo depois voltado a Áustria, onde morreu em completa obscuridade.
            O magnetismo então passou a ser conhecido por mesmerismo, que deixou muitos adeptos e sobretudo deu lugar a novas observações e novas teorias.  
 
            A técnica de Mesmer era a seguinte:
            A princípio, Mesmer empregava apenas o olhar e o toque das mãos. Com as costas voltadas para o Norte colocava o doente na sua frente, seus joelhos tocando nos joelhos do paciente, fixando olhos, as mãos sob os hipocondríacos ou região lombar, a fim de transmitir ao paciente o excesso do seu próprio fluído. Pretendia executar as suas curas como hoje ainda praticam alguns virtuosos, com passes mais ou menos espectaculosos.
            Mesmer era bem sucedido, mas apenas devido à sugestão, que era facilitada pelo seu poder hipnótico e pela forma que obteve de hipnotizador. Recorreu a muitas práticas sugestivas como encher tanques com água que magnetizava para a cura dos enfermos.
 
PROF. KIBER SITHERC
 
kiber-sitherc@sapo.pt
publicado por professorkibersitherc às 23:09

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
favoritos

A ORIGEM DO RISO

mais sobre mim
blogs SAPO