Esoterismo, Lendas, Mitos, Parapsicologia, Auto-Ajuda. kiber-sitherc@sapo.pt

02
Fev 10

 

            A tendência de iniciar o processo hipnótico com o levantamento dos braços e das mãos, vem-se generalizando desde os primórdios do hipnotismo científico. A levitação dos braços pode ocorrer, como dissemos, em função do próprio transe, independentemente de sugestões específicas. Mas, como quer que seja, o hipnotizador sugere esse movimento a título de reforço e antecipação.
 
            Foram Erickson e Wolberg que deram maior divulgação a esse recurso técnico de indução. E os seus métodos têm a vantagem, nada desprezável, de permitir ao paciente marcar ele próprio o passo para entrar em transe.
 
            Com ligeiras variantes, ditadas pelas circunstâncias e natureza do paciente, o método de Erickson e Wolberg consiste no que se segue: o operador, sentado defronte ou ao lado do paciente, preferentemente numa cadeira vulgar, inicia o processo de indução com estas palavras:
 
            - Afrouxe os músculos, as mãos sobre os joelhos… vá prestando toda a atenção nas suas mãos. Procure registar tudo o que sentir em relação a elas. É possível que sinta calor ou o peso das suas mãos sobre as pernas. Às vezes um formigueiro… Não importa qual seja a sensação que experimentar. O que importa, é registá-la… vá prestando atenção no que sentir… Repare, agora, na imobilidade das mãos… como estão imóveis! Mas isso não vai continuar assim… em breve, um dos dedos começará a mover-se. Qual deles se moverá primeiro? O indicador? O polegar? Não se pode prever. Será primeiro um dedo da mão direita? Ou da mão esquerda? Repare.
 
            Um já começou a mover-se… Preste atenção… outro… agora os dedos vão-se abrindo. Estão-se separando cada vez mais… Fique atento… espaçando-se cada vez mais. Agora as pontas dos dedos vão-se levantar… as pontas levantam-se! Agora também as mãos vão começar a levantar-se. Também os braços se levantam… Quando as suas mãos chegarem à altura do seu rosto, você estará profundamente adormecido (ou hipnotizado). À medida que as suas mãos se aproximam do seu rosto, o seu sono (hipnose) afunda-se. Ao tocarem o rosto, você estará em sono profundo. Durma tranquilamente… nada o molesta, nada o preocupa… A sua mente não acolhe nenhum pensamento… você está perfeitamente à vontade… Está-se sentindo perfeitamente bem… é uma sensação agradável de perfeito bem-estar… só ouve a minha voz… só eu posso acordá-lo…
 
PROF. KIBER SITHERC
 
kiber-sitherc@sapo.pt
publicado por professorkibersitherc às 19:37

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
pesquisar
 
favoritos

A ORIGEM DO RISO

mais sobre mim
blogs SAPO