Esoterismo, Lendas, Mitos, Parapsicologia, Auto-Ajuda. kiber-sitherc@sapo.pt

03
Fev 10

 

            James Braid (1795-1860), nasceu em Fife e estudou na University of Edinburgh. Ele trabalhou como um neurocirurgião perto de Lancashire (Escócia), por um curto período de tempo e, em seguida, mudou-se para Manchester, Inglaterra, onde trabalhou como oftalmologista e clínico geral.

            James Braid começou a interessar-se pelo mesmerismo em Novembro 1841, Depois de assistir a algumas manifestações de Charles Lafontaine. Convencido de que ele poderia descobrir a chave para explicar o fenómeno. James Braid fez grandes esforços para estudar o fenómeno da hipnose.
            O Dr. Braid foi um dos iniciadores do hipnotismo moderno, não acreditando no magnetismo antigo.
 
            O paciente deve fixar persistentemente um ponto colocado de tal maneira que ele tenha de obliquar o olhar para ver ou, então, o hipnotizador deve fitar com insistência o paciente entre os olhos. O tempo necessário para adormecer varia com o grau de sensibilidade do paciente, e com a prática e olhar penetrante do hipnotizador. Parece que o Dr. James Braid, nada mais fazia, pelo menos deliberadamente. Mas é possível que de vez em quando, alguma coisa diria ao paciente, o que seria suficiente para fazer a sugestão verbal e provocar a hipnose, tanto mais que Braid tinha grande fama e, isto só por si, já constituía motivo suficiente para o paciente se auto-sugestionar, a ponto de ser hipnotizado quando Braid apenas o fixava com o seu penetrante olhar.
 
            O Dr. Braid descreveu o seu processo de hipnotização por meio de um objecto brilhante colocado de 25 a 45 cm dos olhos do paciente numa posição tal, acima da testa, que a pessoa tinha de fazer um esforço dos músculos dos olhos e das pálpebras para o fixar.
            Insistia com o paciente para que prendesse a atenção ao objecto, o que pouco difere do processo de fixar a mão que Faria descrevera e executara trinta anos antes. Mas, por fim, Braid acabou por adoptar o processo da simples sugestão tal como descreveu Faria.
 
PROF. KIBER SITHERC
 
James Braid hipnotizando a sua esposa
kiber-sitherc@sapo.pt
publicado por professorkibersitherc às 20:30

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
favoritos

A ORIGEM DO RISO

mais sobre mim
blogs SAPO